Article en ligne consacré à la situation des autochtones au Brésil intitulé « O rolo compressor ruralista »

Artionka Capiberibe et Oiara Bonilla ont récemment publié un article intitulé « O rolo compressor ruralista » sur le site Brasil de Fato. Cet article propose une liste détaillée de lois, décrets et instruments juridiques menaçant les droits des peuples autochtones.

Nos últimos anos, a disputa fundiária no Congresso tornou-se mais aguda, revelando para o grande público a existência da denominada “bancada ruralista”. Essa bancada tem sua atenção voltada principalmente para os direitos indígenas e quilombolas à terra. 

Este ano de 2013 foi palco de grandes embates no Congresso entre os ruralistas e os representantes indígenas. O mais recente ataque foi a instalação da comissão especial para analisar a PEC 215, aquela  que propõe transferir para o Congresso os processo de demarcação de terras indígenas.

Alguns dias antes, grandes proprietários de terra e seus apoiadores com representação política (deputado/as e senadore/as) organizaram um leilão para financiar a luta contra ocupações de terra por indígenas no estado do Mato Grosso do Sul. 

As tensões e conflitos fundiários atuais não podem ser desvinculados dos ataques que vêm sendo perpetrados no Congresso contra os direitos constitucionalmente garantidos às populações tradicionais do país.  

A tabela abaixo explicita isso, mostrando quais são os personagens políticos, partidos e estados da federação nos quais se dão os principais ataques.

A tabela não pretende dar conta de todas as proposições sobre o assunto indígena em tramitação no Legislativo ou editadas pelo Executivo. Privilegia aquelas que tratam da questão fundiária no âmbito local e pontual, com atenção especial às que ainda estão em tramitação e que têm algum tipo de repercussão geral, assim como as proposições que afetam de maneira mais ampla o conjunto das populações indígenas no país. 

As ações do movimento indígena nas ruas, assim como a pressão exercida por seus representantes e pelos seus aliados políticos no Legislativo, embora em grande desvantagem numérica (econômica e política), têm feito frente ao « rolo compressor » ruralista. A tabela, por meio da indicação das proposições favoráveis à causa indígena, é também um indicador dessa luta desigual. 

Source/lire la suite : http://www.brasildefato.com.br/node/26920

Cet article, publié dans Agriculture, Environnement, Justice, Mouvements autochtones, Ressources naturelles, Territoire, est tagué , . Ajoutez ce permalien à vos favoris.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s